quarta-feira, 8 de julho de 2020

VENCENDO OS DILEMAS DA VIDA




Logo pela manhã de hoje pensava qe algum mensagem chegasse com  aquela saudação habitual do bom dia.O que eu teria para responder neste dia 08, nesta quarta feira. Uma coisa corriqueira que praticamos quase todos os dias quando encontramos alguém é embutir na saudação que damos no bom dia, no boa tarde ou boa noite aquela perguntinha: como vai? Tudo bem? e não poucas vezes acabamos por ouvir um discorrer negativo das situações ou circunstanciais que a quem cumprimentamos está experimentando.


Bem é verdade que as pessoas que vivem debaixo de circunstâncias ou levadas pelas situações do momento, tem uma facilidade para pintar um quadro com tendência muito acentuado ao pessimismo, ao fracasso e derrota.

Hoje eu quero lhe perguntar? Como vai você? Como está a sua vida?


Não me estranharia de ouvir respostas do tipo: estou sofrendo, estou doente, estou com problema na família e para fechar com chave de ouro: estou com problema financeiro.

Quero lhe dizer que hoje, como profeta de Deus e respaldado na Palavra de Deus, tomando a lição deste tão precioso salmo que Davi escreve, quero lhe alertar que aqui neste salmo encontramos o caminho para lidarmos com os nossos problemas existenciais, problemas externos, internos e pessoais, saúde e também problemas familiares. Davi tem autoridade para escrever este salmo porque ele experimentou vencer todos esses problemas da vida e como a Palavra é extensiva à todos quantos crêem nela, nós também venceremos a partir da obediência aos princípios contidos na Palavra de Deus.


A primeira coisa que devemos fazer é PARAR DE LAMENTAR E E CHORAMINGAR - Sl 39:1-2


É lógico e natural que compreendamos que quem enfrenta problemas e dificuldades, se vê com tendência a lamentar, reclamar, estar descontrolado emocionalmente, mas aí existe um perigo, quanto mais reclamações levará a mente a estar ocupada com a crise e não haverá condições de pensar na solução dos problemas e aí não se vê a luz no final do túnel e fica distante a solução e o próximo passo é mergulhar em profundidade nas dificuldades.


Porque isto? Por que ninguém obtém vitórias sobre problemas reclamando deles, mas trabalhando em cima de soluções concretas, tangíveis, palpáveis.


O sábio ao escrever o livro de Provérbios 24.10 gozando da orientação divina, nos faz um alerta muito sério: quanto mais reclamações, quanto mais murmurarmos e agigantarmos o problema, menos força teremos. Provérbios 24.10 " Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena".


Mas então como fica, o texto diz que Davi descobriu que ficar calado também diante dos problemas também não se resolve, pois ele declara que se fez em silêncio e a sua dor se agravou .(vs.2).


Nestas horas difíceis precisamos de alguém para nos ajudar reorganizar a nossa reflexão, alinharmos as ideias e então irmos até Aquele que pode resolver todos os nossos problemas: o Senhor Deus, portanto devemos buscá-lo com toda a força da nossa alma porque Ele nos dá a vitória.


Deixando o lamento e o choramingo de lado precisamos RASGAR NOSSO CORAÇÃO DIANTE DE DEUS – Sl 39:3-5

Veja que o experimentado homem de guerra alega não estar suportando mais tantos problemas e que eles agora faziam o seu coração pegar fogo e por isso Davi se rende ao Senhor, ele se entrega ao Deus Todo Poderoso. E porque ele faz isto? Porque sua mente se elucida, clareia e se apercebeu que foi Deus que o criou e por isto Deus sabe tudo sobre ele, Deus sabe até a duração dos seus dias na terra e sabe a sua fragilidade.


Deus sabe tudo sobre a nossa vida, Deus sabe tudo sobre os nossos problemas e Ele já se pôs em pé agora para nos ajudar. Ele quer me ajudar, Ele quer ajudar a você, Ele que ajudar a todos nós. Mas, às vezes nós tomamos atitudes estranhas com Deus. Nos afastamos dEle, nos distanciamos da sua Palavra, não congregamos, não nos esforçamos para participarmos das celebrações, e isto vai nos induzindo a consciência de que podemos nos arranjarmos sozinhos porque achamos que somos muito fortes, mas não podemos fugir da realidade, somos pó e ao pó voltaremos.


Quero chamar, convidar, conclamar a quem quer vencer os desafios desta vida, as dificuldades diárias e os problemas existenciais a rasgar o coração diante de Deus agora, confessar que Ele é soberano, que reina, que nos conhece, que sabe qual solução tem para nós, e acima de tudo declarar: aqui no meu peito, no meu coração, na minha vida, por mais lutas e angustias que eu possa experimentar, quem mora aqui, dentro do meu coração é Aquele que vive para todo sempre e só Ele é capaz de nos dar uma nova direção para as nossas vidas.


Parado o lamento e o choramingo, rasgado o coração diante de Deus não há nada que fazer a não ser ENTREGAR TOTALMENTE A VIDA AO SENHOR - SL 39:6-8 e 12

Existe um problema que sempre acompanhou o ser humano: a confiança nos seus bens e riquezas. O homem com o seu intelecto escravizado pela tarja do ter para ser, acaba por colocar a sua confiança nos seus bens e riquezas e então imaginam que com isto poderão vencer os seus problemas e dilemas cotidianos.

Colocando a sua confiança nos seus bens e riquezas e imaginando que com isso poderão vencer os problemas da vida, de repente são surpreendidos por determinados problemas que dinheiro não resolve e entram em desespero.

Onde você tem colocado a sua confiança? No seu emprego, na sua situação financeira, na sua família, na sua própria força e sabedoria?

Para vencermos os problemas e desafios da vida precisamos colocar a nossa esperança e confiança em Deus, vivendo em sua presença, crendo que Ele cuida de nós e traz cura para o nosso coração.


Ninguém encontrará vitória para suas lutas, dilemas e problemas distante do Senhor. Quando os filhos de Coré narraram no Salmos 84 acerca da saudade que tinham do templo, isto é, de estarem na presença do Senhor, eles puseram toda a força da sua alma e declararam nos vss. 9 e 10: Olha, ó Deus, escudo nosso , e contempla o rosto do teu ungido. Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.


Busque portanto hoje a presença do Senhor, se está afastado volta aos caminhos do Senhor. Deus sabe e conhece a dor que te faz sôfrego pelos dilemas, mas o Senhor te basta e Ele te fortalecerá. Esteja perto Dele. Fique na presença Dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário